Classe de imigrantes empobrecida por não dominar idiomas oficiais

Uma pesquisa feita pelo Governo do Canadá concluiu que o fato de não dominar ao menos uma das línguas oficiais do Canadá está criando uma classe de imigrantes empobrecida.
Fala-se em ganhos de até 30% menores para imigrantes comparados com os nativos realizando o mesmo trabalho. Isso quando conseguem ser empregados! 

Esse resultado parece óbvio, mas a ficha difícilmente cai para muita gente.
As vezes eu deixo links em inglês e as pessoas me escrevem perguntando se não tenho a versão em francês ou vice-versa! Poxa vida, custa fazer um esforço mínimo e tentar melhorar o idioma?! Penso que isso é básico num processo de imigração numa categoria chamada “skilled worker”!  E sim, eu tenho tudo a ver com isso, já que, direta ou indiretamente, essas “coisas” acabam tangindo a mim e a minha família: isso causa problemas para a sociedade que nós vivemos.

A reportagem da Radio Canada que fala sobre o assunto está no link abaixo. Está em inglês (Quem tiver interessado pode aproveitar e exercitar o idioma, já que esse é o assunto!).  

http://bit.ly/fX6wIt

Abraços
Lapin-Mère
04/03/2011

2 comentários sobre “Classe de imigrantes empobrecida por não dominar idiomas oficiais

  1. Eu tb não consigo entender essas coisas. Como alguém imigra sem saber a língua no mínimo intermediário mais perto do avançado. Tb não entendo quem viaja pro exterior e não sabe falar pelo menos um inglês para se comunicar. Acho importante pelo menos saber falar coisas simples como ‘bom dia’ obrigado’ na língua local. Mas enfim, e estando aí então tdo é bem masi fácil já que o francês e o inglês está o tempo todo do dia a dia da pessoa.

  2. Realmente tem que se estar no mundo da lua pra se fazer isso.Eu que não vim com a intenção de trabalhar e sim de estudar e acompanhar minha família me preocupei em estudar o francês até chegar ao avançado,tenho meus planos de estudar inglês,estudo espanhol e vejo pessoas e pessoas formadas,requerentes principais simplesmente indo pro nível 1 de francisation… vai entender!!

Deixe um comentário