Indo ao “zoista”

“Em casa”, todo mundo é ou foi míope, miopias galopantes por parte de pai, mãe, avós maternos e paternos, tios…Uma coisa que nunca economizamos foi grau de miopia, rsrs
Quando eu tinha 25 aninhos e 7 graus, fiz a famosa cirurgia a laser, cujo resultado não foi exatamente o esperado.
Quem é ou já foi miopão como eu, sabe que a miopia pode causar outras complicações, como ruptura (tb. chamado de rutura) da retina. Eu já tive que cauterizar por duas vezes e terei que examinar pro resto da vida de tempos em tempos. E pra encurtar a estória, hoje eu tenho 2 graus e ganhei de brinde, totalmente free-grátis na faixa um tal de astigmatismo.
A vida inteirinha da silva eu ouvi conselhos para fugir como o demo da cruz das clínicas em óticas, pois a fama delas é que para vender óculos e afins, inventam que as pessoas tem o que não tem. E que nas óticas os atendimentos não são realizados por oftalmos, mas no máximo e com sorte, alguém de nível técnico. Verdade ou não, o fato é que esse (pré) conceito ficou enraizado no meu DNA.
Chegando aqui no QC, meeeeeeda: oftalmo só em casos de doenças graves, consultas para novas prescrições tem que ser com o optometrista.  Cuja maioria está instalada onde? Nas óticas…e mais: a consulta não é coberta pela assurance maladie, tem que pagar do bolsitcho.
Trouxe do BR minha prescrição novinha em folha, mas míope que se preze, progride rápido meu bem!! rsrs
Eu ali, sentindo que a coisa táva péssima (muita gente já deve ter me chamado de metida, mal imaginava a Mrs. Magoo!) mas móóóórrendo de medo de ser enganada ou pior, de ter que constatar mais um péssimo serviço na área de saúde, ficava tentando convencer eu mesma: “ainda dá…”
Além de tudo eu nunca fui de usar óculos, sempre usei lentes de contato, mas depois da cirurgia o uso delas passou a ser uma encheção, de modo que elas ficavam mais guardadas do que nos olhos.
Depois de 2 anos e meio no QC, não tive escolha: tive que marcar com o tal optometrista. No caso, a tal.
Desisti de usar lentes de contato e fui atrás de prescrição para óculos. Fui numa clinica aqui pertinho de casa, a Turcot & Olivier. Para marcar, foi super fácil, liguei na segunda-feira e consegui até escolher dia e horário que melhor me convinha, ainda na mesma semana. Chegando lá, fui atendida pontualmente. As atendentes e a “opto” de uma gentileza exceptionais.
Quanto a consulta propriamente dita, me surpreendi muito e para melhor:
Ela tinha praticamente todos os aparelhos que o oftalmo que eu frequentava no Brasil tinha (tirando o canhão de laser de 1000 megatons!!rsrs). Além de achar as lentes ideais pra mim depois de umas 5000 testadas (Exagero claro, mas eu dei trabalho!), fez teste de pressão ocular, de campo de visão (pra quem já fez: é aquele que a gente fica apertando a campainha e olhando dentro da concha branca que acende luzinhas em pontos diferentes) e vários outros que sempre fiz e nem sei o nome. A anamnese da mulher durou uns 20 minutos, só faltou responder para que time torcia meu avô. Quando falei que eu tinha que fazer de tempos em tempos o exame para ver se há ruptura na retina, como deveria proceder quando chegasse novamente a época e ela disse que era só marcar com ela novamente e chegar com antecedência de 30 minutos para dilatar. Ai veio a pergunta que não queria calar: “tá, mas ná hipótese de detectar alguma coisa errada, vocês tratam aqui ou eu tenho que entrar na famosa fila de meses do oftalmo? Ela riu e explicou que não, nessa hipótese, seria um caso de urgência-urnegtíssima e com encaminhamento dela, um oftalmo me atenderia num hospital. Espero, claro, nunca precisar testar essa eficiência toda!
O fato é que eu saí de lá convencida de que eu tinha feito esse tempo todo igual criança com medo de entrar em quarto escuro (tsc , tsc, tsc…). A consulta custou CAD 70 mas o seguro-saúde da empresa reembolsou 80%.
Os óculos eu acabei fazendo em outra ótica, onde achei mais barato. Aliás, aff, como bati perna pra isso, óculos aqui custam os olhos da cara, expressão aliás que vem bem a calhar. Paguei só nas lentes CAD 200,00 e novamente tive reembolso de 80% (limite de remebolso de até CAD 250 a cada 2 anos, por isso não dava para comprar o mais Dior ou o mais Prada de todos, rsrsr!).

http://www.turcotolivier.com/

Abraços
Lapin-Mère
20/10/2010

11:15 (UTC/GMT-5)

8 comentários sobre “Indo ao “zoista”

  1. Otimo post!!! Vou gardar essas informações…
    Fiz cirurgia a um tempinho e ainda tenho que passar com o oftalmo pelo menos a cada 6 meses… tinha ouvido falar também que o atendimento era em oticas e tal e estava precupada de ter que vir pra cá (Brasil) pra fazer isso…
    To mais aliviada!!!
    Bjs

  2. eu tb tenho astigmatismo. Fui tã odesligada durante anos – talvez tb por causa de minha mãe que nunca ligou pra essas coisas rs ela é a pessoa mais desligada do mundo – e foi assim com meu aparelho que eu teria que ter usado quando era adolescente…. rs enfim, só fui descobri que tinha astigmatismo quando fui renovar a minha carteira de motorista em 2007 e não enxergava as letrinhas! rs Conclusão: 0,5 grau em uma vista e 1,5 na outra! rs E agora, desde então, eu nunca mais voltei no consultório rs tenho que marcar uma consulta rs 3 anos depois…. rs #fail rs
    Mas aqui no Brasil as lentes tb são les yeux de la tête

    Bjs!

  3. Oi Erika, me diverti muito com seu relato! Estou linkando seu post lá no blog, para recomendar aos outros ok?

    Abraço!!!

  4. Oi!
    Eu não fui no optometrista, mas também mandei fazer meus óculos aqui, nossa a conta foi dolorida, a consulta realmente não é cara, aqui perto de casa é 55, mas os óculos, espero que o meu grau nunca mais aumente e que os óculos nunca quebrem!!!

  5. Erika,

    Como sempre um post super-ultra-mega-totalmente útil. Eu estava pensando justamente em oftalmo esses dias, já que uma criatura no busão que conseguiu ser mais estabanado que eu derrubou meus óculos (pausa para momento raiva ter novamente miopia depois de ter feito a cirurgia) e tudo o que eu conseguia pensar era nos 200$ de novas lentes…. hehehe.
    Agora já sei como ir no oftalmo, ou melhor, no optometrista aqui.

    PS. Esse medinho de ótica que faz exame é compratilhado por muita gente… Principalmente daquelas que colocam o velhinho aposentado pra gritar o dia inteiro “Ótica, faz exame de vista na hora”.

  6. Elizangela (aqueeeeela, de Fabinho rsrsrs) disse:

    Como eu fiquei mais tranquila com esse post, viu!!! Pra uma família inteira de “quase ceguinhos” essas informações são valiosas demais!!! Tá certo que cada um trouxe dois pares de óculos e eu, de quebra, ainda trouxe mais dois pares de lentes, mas nunca se sabe o que pode acontecer, né…
    E o medinho de exame em ótica é sim partilhado por muuuuita gente, afinal na terra brasilis confiar no resultado de um exame numa ótica era o mesmo que confiar no valor de uma nota de 3 reais…
    Beijo grande e muito obrigada por tanta coisa importante postada aqui!!!

  7. Bom mesmo saber. Vou falar que ainda nem tinha pensado nisso.
    Eu tb fui (sou) miope e fiz a tal cirurgia e tive o mesmo resultado: não foi exatamente o esperado. Cheguei a refazer um dos olhos, mas…

    Estou livre o óculos e a noite as luzes viram estrelinhas ^^

    Mas que bom que por ai parece simples.

    Ass: Ela.

Deixe um comentário