Canadá se torna o Segundo País do Mundo a legalizar a maconha

Hoje foi um dia histórico para o Canadá: o consumo recreativo de maconha tornou-se oficialmente permitido. Antes do Canadá, apenas no Uruguai o consumo era permitido.
O atual governo havia prometido que faria essa legalização na época da campanha, em 2014, mas como o assunto é polêmico, demorou até que as consultas públicas e negociações com Senado fossem realizadas, mas no começo deste ano finalmente passou e hoje foi o tão esperado dia para muitos. Tão esperado que em St-John, que devido ao fuso horário (são 6 fusos no Canadá) já tinha filas ontem à noite. Alguns canadenses queriam entrar para a história como os primeiros a comprarem maconha legalizada, e deu certo, deram entrevistas e apareceram em fotênhas até não poderem mais 🙂
Embora esteja legalizada no plano Federal, cabe às províncias e municípios decidirem como aplicarão a lei. Elas quem definirão onde pode fumar, quem vende, se pode cultivar em casa, como a polícia vai controlar os níveis da substância no sangue de quem for pego dirigindo, etc. Isso quer dizer que antes de desembarcar em qualquer cidade Canadense e puxar a tóra, é melhor se informar onde pode realmente fazer isso pra não sentir dor de bolso.
No Quebec, a companhia que controla a venda de álcool é quem ser será responsável pela venda de cannabis, mas terá lojas especificas para esse produto, não será nas mesmas lojas onde se vende álcool.
Há um rumor de que o governo concederá o perdão a pessoas que foram condenadas no passado pelo porte de maconha. Ainda não temos confirmação dessa notícia, muito menos quando deverá acontecer.
Segundo o governo, a intenção é combater o tráfico de drogas ou ao menos tirar boa parte do dinheiro que circula nas mãos de traficantes. Confesso que sou meio cética em relação a isso, pois não acho que traficante vai resolver se aposentar ‘só’ porque o governo agora compete com ele, acredito que ele vai continuar fornecendo, talvez com mais qualidade ou preço menor e ainda vai diversificar o oferta de outras drogas. Prefiro então focar em outros aspectos positivos da legalização e achar que quem é contra o uso não deve fazer para si e pronto, cada um que seja feliz com usas próprias escolhas.

Fontes:
https://www.cbc.ca/news/canada/marijuana-faq-legalization-need-to-know-1.4862207

https://www.cbc.ca/news/thenational/canada-sees-first-day-of-cannabis-legalization-1.4867784

https://www.cnn.com/2018/10/17/health/canada-legalizes-recreational-marijuana/index.html

Abraços
Lapin-Mère
17.10.2018

3 comentários sobre “Canadá se torna o Segundo País do Mundo a legalizar a maconha

  1. Acho que Canada nao é o segundo. Na Holanda a muitos anos é liberado. Inclusive outras drogas e ja avisaram que nao deu certo. Aumentou o numero de overdoses, viciados e parte da populacao ativa tornaram-se doentes. Ha controversias. Fica a consciencia e o livre arbitrio de cada um.

    1. Oi Anna!
      Ao ler seu comentario eu pensei ‘gente, é mesmo, e a Holanda?’, ai dei uma googada e vi que na Holanda na realidade é ilegal, so que é tolerado. No Quebéc também era assim até sair essa nova lei: era proibido, mas o povo come com farinha, vc pergunta (até para policiais) e eles disconversam, ou seja, toleram. Era mais facil ser preso por estar com latinha de cervaja na mae em publico do que com um baseado. 😉

      1. Sim, os pesos e medidas do Canada muito “nice” pra eles, mas nao combinam entre si, hehehe
        Fazer um pic nic com kids , eles chegam abrindo sacolas e retirando tudo que contenha alcool, mas ir a downtown e ficar doidao so respirando o ar das ruas umidas, nao conta. Dai pode! abracos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s